A questão da cientifividade da história já discutida há muitos anos, mais precisamente no Século XIX. Este século foi um marco muito importante para o futuro da Hisória e dos Historiadores.
Existia entre as pessoas da sociedade, um pensamente de que só era ciência aquilo que fosse provado como verdade absoluta, mas como pode existir uma verdade absoluta, se existem várias faces da mesma hisória?
Não foi esse o pensar de Rank, historiador alemão que criou a Escola Metódica do século XIX, foi chamada de metódica porque ela sistematizou o estudo da história, para essa escola, o historiador só estuda o passado e os fatos falam por si só.
Rank, conseguiu transformar a Hisória em Ciência, ele deu objeto de estudo, que era o passado, e um campo de trabalho, que eram os documentos registrados.Desta forma, a história ambém se torna positivista - Só se acredita no que é provado - isso na visão do século XIX.
Depois de passar por várias fases, a História não vive hoje a Escola Metódica, ela hoje vive a Escola Chamada de Nova História, derivada da Escola Francesa dos Annales, essa nova escola faz com que o historiador interaja com os fatos, questione a ele o que ele quer saber e o hisoriador pode emitir juizo de valor.
Não podemos criticar a Escola Metódica, ela serviu de base para o esculo da história como estudamos hoje, precisamos retirar de nossas mentes de que a História não é Ciência, pois A HISTÓRIA É SIM, UMA CIÊNCIA !!!!
Segundo Marc Bloch, "A HISÓRIA É A CIÊNCIA DOS HOMENS NO TEMPO".
Com a capacidade de interação, o homem constrói a história no seu tempo e espaço, ele se volta ao passado mas não se prende mais a ele, ele é uma das inúmeras fontes.
Ficou alguma dúvida?
Comentem
Eduardo Aires
Nenhum comentário:
Postar um comentário